A insuficiência venosa crônica (IVC) pode se apresentar de diversas formas no seu estágio inicial, principalmente no surgimento de varizes, vasinhos ou microvarizes.
As telangiectasias ou vasinhos são veias menores, com menos de 1 mm de diâmetro, e são muito superficiais. Podem se apresentar arroxeadas ou avermelhadas e ocasionam maior incômodo estético nas pernas.
As microvarizes ou veias reticulares se apresentam com tamanho entre 2 a 5 mm de diâmetro e aparecem mais na região posterior do joelho e na lateral e parte interna da coxa e da perna. Em sua maioria não causam dores, porém também causam grande incômodo estético.
Já as varizes se apresentam de forma dilatada e mais tortuosa, com tamanho superior a 3 mm de diâmetro, geralmente de cor azulada, e são as principais causadoras da dor, peso nas pernas e inchaço.
Dentre os tipos descritos, as varizes são as que merecem um cuidado maior, pois estas se apresentam no estágio em que a circulação sanguínea já está prejudicada. Entretanto, o ideal é buscar ajuda médica de um angiologista/cirurgião vascular o quanto antes, para prevenir o surgimento de novos vasinhos e tratar também os sintomas associados.
Sejam varizes, vasinhos ou microvarizes, elas têm tratamento! Procure um angiologista ou cirurgião vascular e volte a amar as suas pernas!
Referências:
1. Varizes, Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/varizes/ | Acesso em 27 de julho de 2023.
2. Vasinhos Podem Indicar Problemas Sérios de Saúde, SBACV. Disponível em:
https://sbacv.org.br/vasinhos-podem-indicar-problemas-serios-de-saude/ | Acesso em 27 de julho de 2023.