CAMPANHA
A Servier do Brasil, como defensora da saúde e da qualidade de vida dos pacientes brasileiros, lançou uma campanha em uma de suas redes sociais (@amesuaspernas) que visa levar informação sobre medicamentos específicos. Sabendo que medicamentos específicos fazem parte de uma categoria única[1] de medicamentos que não possuem similares ou genéricos e que, segundo a regulamentação da Anvisa2 e orientação dos conselhos de saúde[3], não podem ser substituídos, mesmo que seja pelo mesmo princípio ativo, a Servier do Brasil apoiou a CAMPANHA VALORIZE.
Esta campanha de conscientização tem como objetivo combater a troca indevida dos fármacos categorizados como medicamentos específicos[1], destacando os perigos da substituição por outras substâncias.
A substituição de medicamentos específicos é um problema grave, que afeta não apenas os pacientes, mas toda a cadeia de cuidados médicos. Por isso, é fundamental que cada um, seja paciente, farmacêutico e médico, compreenda o papel que desempenha nesse ciclo e atue de forma responsável e consciente.
Para o paciente, é necessário compreender que a troca de medicamentos categorizados como específicos pode comprometer a eficácia do tratamento, sem reduzir os sinais e sintomas da doença tratada, podendo até, colocar em risco a sua saúde. Informar-se sobre a importância de seguir as orientações médicas e/ou do farmacêutico, respeitar e VALORIZAR sua saúde.
Aos farmacêuticos e médicos, cabem a responsabilidade de explicar aos pacientes a importância de seguir o tratamento indicado, esclarecendo os riscos associados à troca dos medicamentos específicos por outros, uma vez que estes não possuem similares ou genéricos. Isso porque cada recomendação desses profissionais é baseada em anos de estudo e experiência, e desviar-se dela pode comprometer todo o processo de cura.
Além disso, como último contato antes que o paciente adquira seu medicamento, reconhecemos o papel vital que os farmacêuticos desempenham na orientação dos pacientes. Por isso, é essencial que estejam ao nosso lado para alertar sobre os riscos da substituição dos medicamentos específicos por outros e que atuem como defensores da saúde, garantindo que os pacientes recebam o tratamento correto.
Juntos acreditamos que podemos fazer a diferença e garantir que cada paciente receba o tratamento adequado, preservando a saúde e qualidade de vida.
VALORIZE a SUA saúde!
[1] ANVISA. Registro de medicamentos específicos. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/ptbr/ setorregulado/regularizacao/medicamentos/fitoterapicos-dinamizados-e-especificos/registro-demedicamentos-especificos. Acesso em: 15 mar. 2024
[2] BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC No 24, de 14 de junho de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 de junho de 2011.
[3] CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Esclarecimentos sobre medicamentos específicos. 2015. Disponível em: http://portal.crfsp.org.br/orienta%C3%A7%C3%A3o-farmac%C3%AAutica/644-fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-orientativa/geral/7080-esclarecimentos-sobre-medicamentos-especificos.html. Acesso em: 15 mar. 2024.
Saiba por que alguns medicamentos não podem ser trocados por outros
A intercambialidade de medicamentos, caracterizada pela prática de substituir um medicamento por outro equivalente, é uma norma comum em muitos contextos, mas alguns medicamentos escapam dessa regra. Os medicamentos específicos, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 97/2016[1], da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são limitados a essa prática por diversas razões fundamentais.
[1] BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC No 97, de 1° de agosto de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, no 148, de 03 de agosto de 2016.
Entenda quais medicamentos podem ser substituídos na hora da compra
Uma dúvida comum e recorrente entre os consumidores é sobre quais medicamentos estão sujeitos à intercambialidade, ou seja, podem ser substituídos por outro no momento da compra. No Brasil, a intercambialidade dos medicamentos foi normatizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através das Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) números 16/2007[1] e 58/2014[2].
[1] BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC No 97, de 1° de agosto de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, no 148, de 03 de agosto de 2016.
O que são medicamentos específicos e como identificá-los?
Os medicamentos específicos são uma categoria única dentro do universo farmacêutico, caracterizados por suas propriedades singulares e finalidades específicas. Essa classificação é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária[1] (Anvisa), e a definição detalhada encontra-se na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) na 24/2011[2], alterada pela 97/2016[3]. Entender sobre essa categoria de medicamentos é fundamental para pacientes, médicos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde.
[1] ANVISA. Registro de medicamentos específicos. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/ptbr/ setorregulado/regularizacao/medicamentos/fitoterapicos-dinamizados-e-especificos/registro-demedicamentos-especificos. Acesso em: 15 jan. 2024
[2] BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC No 24, de 14 de junho de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 de junho de 2011.
[3] BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC No 97, de 1° de agosto de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, no 148, de 03 de agosto de 2016.
Como descobrir a categoria de um medicamento?
Saber a que categoria pertence um medicamento é relevante para garantir o seu uso de forma segura e eficaz. A categorização dos medicamentos no Brasil é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária[1] (Anvisa) e envolve diferentes tipos de classificações, como: genérico, similar, biológico, fitoterápico, novo, notificado e o medicamento específico.
[1] ANVISA. Conceitos e definições. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medicamentos/conceitos-e-definicoes. Acesso em: 15 jan. 2024.
Sobre a campanha
A campanha “Ame suas pernas” quer te estimular a voltar a amar suas pernas e te conscientizar sobre o que está por trás dos vasinhos, varizes e as pernas pesadas: a DVC (Doença Venosa Crônica) ou IVC (Insuficiência Venosa Crônica), que está relacionada com hipertensão venosa nos membros inferiores.
Com informação adequada e busca de orientação profissional, você poderá sair por aí mostrando aquelas que te levam para os melhores lugares: as pernas!
Qual é a idade das suas veias?
Perguntas mais frequentes
Referência: Varizes, SBACV SP. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/varizes/#:~:text=Entre%20os%20fatores%20de%20risco,habitualmente%20pioram%20durante%20a%20gravidez. | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Inchaços nas pernas em dias quentes podem ser evitados, SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/inchacos-nas-pernas-em-dias-quentes-podem-ser-evitados/ | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Estimativa SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/#:~:text=Os%20principais%20fatores%20de%20risco | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Vasinhos Podem Indicar Problemas Sérios de Saúde, SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/vasinhos-podem-indicar-problemas-serios-de-saude/#:~:text=%E2%80%9CAs%20causas%…,permanecer%20longos%20per%C3%ADodos%20em%20p%C3%A9. | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Por que Tratar Vasinhos e Varizes com Angiologista e/ou Cirurgião Vascular? SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/por-que-tratar-vasinhos-e-varizes-com-angiologista-e-ou-cirurgiao-vascular/#:~:…,das%20car%C3%B3tidas%2C%20doen%C3%A7a%20arterial%20obstrutiva | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Mitos e verdades
Referência: Varizes, SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/varizes/#:~:text=N%C3%A3o%20existe%20nenhuma%20rela%C3%A7%C3%A3o%20estabelecida | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Cremes para varizes não são tratamento, SBACV-SC. Disponível em: https://www.sbacvsc.com.br/component/content/article/11-blog/22-cremes-para-varizes-nao-sao-tratamento#:~:text=Os%20cremes%20que%20prometem%20tratar| Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Cirurgia de varizes é minimamente invasiva e paciente pode receber alta em um dia, SBACV. Disponível: https://sbacv.org.br/cirurgia-de-varizes-e-minimamente-invasiva-e-paciente-pode-receber-alta-em-um-d… | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Varizes, SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/varizes/#:~:text=N%C3%A3o%20existe%20nenhuma%20rela%C3%A7%C3%A3o%20estabelecida | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Referência: Varizes, SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/varizes/#:~:text=N%C3%A3o%20existe%20nenhuma%20rela%C3%A7%C3%A3o%20estabelecida | Acesso em 30 de outubro de 2023.
Últimas postagens
Varizes
Varizes
Varizes
Varizes
Encontre uma Farmácia
Informe seu CEP no campo abaixo e encontre as farmácias credenciadas mais próximas da sua residência.
Adaptado de: M-NO-BR-01290 - Março 2024 | Material destinado a todos os públicos, M-NO-BR-01272 - Março 2024 | Material destinado a todos os públicos, M-NO-BR-01194 - Novembro 2023 | Material destinado a todos os públicos e M-NO-BR-01271 - Março 2024 | Material destinado a todos os públicos