Varizes e vasinhos podem ser apenas um dos sinais de uma doença chamada de doença venosa crônica (DVC).
Assim como a hipertensão arterial ou diabetes, a DVC deve ser tratada de forma contínua, pois ela é uma doença crônica e evolutiva e, já que quando não tratada, pode originar algumas complicações que impactam a qualidade de vida.
Pacientes com DVC têm mais chance de desenvolver dermatites ocre, edema, úlceras varicosas e trombose. Saiba mais sobre estas complicações que estão associadas às varizes:
- Dermatite ocre: É uma inflamação das veias pode causar efeitos na pele, com um escurecimento nas regiões do tornozelo, pé e panturrilha.
- Edema: É um inchaço na região do tornozelo, mas também se estende pela perna e pelo pé, causado pela obstrução no retorno sanguíneo.
- Úlceras varicosas: São feridas nas pernas e tornozelos de difícil cicatrização, ocasionadas por conta da má circulação sanguínea nos membros inferiores.
- Trombose venosa profunda: É a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, localizadas geralmente nos membros inferiores.Pessoas com IVC são mais propensas a ter um quadro de trombose venosa profunda.
Antecipe-se e procure ajuda do seu angiologista para que a doença não progrida e comprometa a sua qualidade de vida. Ame suas pernas!
Referência: Por que tratar vasinhos e varizes com angiologista ou cirurgião vascular? SBACV. Disponível em: https://sbacv.org.br/por-que-tratar-vasinhos-e-varizes-com-angiologista-e-ou-cirurgiao-vascular/ | Acesso em 27 de julho de 2023.