Muitas pessoas demoram até 10 anos para receber o diagnóstico do diabetes tipo 2, por este motivo muitas vezes descobrem quando já estão com uma ou mais complicações instaladas.
Não espere até os sintomas aparecerem para diagnosticar o diabetes. Fique atento aos fatores que podem te incluir nos grupos de risco, faça exames regularmente e previna as complicações do diabetes.
GRUPOS DE RISCO PARA O DIABETES TIPO 2
Embora o diabetes tipo 2 possa aparecer em qualquer pessoa, muitas têm uma maior tendência em comparação com a maioria da população. São as que fazem parte do grupo:
- Pessoas com hipertensão (> 140/90 mmHg).
- Adultos maiores de 40 anos.
- Ter um familiar com diabetes.
- Pessoas com transtornos de colesterol e triglicerídeos.
- Ter antecedentes de diabetes na gravidez.
- Pessoas com transtornos de colesterol e triglicerídeos.
- Mulheres com a síndrome de ovário policístico.
- Pessoas de origem africana, hispana ou asiática.
- Pessoas sedentárias e obesas.
A identificação dos fatores de risco ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar a diabetes precocemente. Com uma intervenção médica precoce e adequada, as pessoas com diabetes podem desfrutar da nova vida de uma forma saudável.VALORIZAR O RISCO
COMPLICAÇÕES EM LONGO PRAZO
Em pacientes com diabetes, a insulina não age de forma efetiva, o que resulta em um aumento significativo dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Em longo prazo, esta alteração leva a complicações imediatas e crônicas, que podem ser irreversíveis para a saúde e a vida da pessoa.
Referência: Diabetes Mellitus, Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF | Acesso em 27 de julho de 2023.