Descansar e relaxar são indispensáveis para uma vida saudável. Quanto mais tranquila a pessoa se sentir mentalmente, melhor será sua qualidade de vida e, consequentemente o controle do seu diabetes.
A raiva é uma reação defensiva comum quando nos sentimos ansiosos ou deprimidos. O diagnóstico do diabetes muitas vezes pode causar este tipo de situação.
Não é raro as pessoas se sentirem desconfortáveis e nervosas com o diagnóstico.
Ficam zangados por não resistirem à mudança de estilo de vida, por exemplo, e também pelo medo de enfrentarem as possíveis complicações da doença.
SOLUÇÃO PSICOLÓGICA
Dormir bem e suficiente é algo que pode ajudar a rapidamente começar a ver a situação com mais clareza. O sono é o momento em que o corpo recupera a energia diária para desfrutar a vida.
PARA DORMIR BEM VOCE DEVE:
- Tentar se deitar e acordar em um horário regular
- Decorar seu quarto de forma agradável para que você possa sentir-se bem.
- Não comer muito, não fazer jejum antes de dormir.
- Escutar musica relaxante para melhorar a qualidade do sono.
CONTROLAR O STRESS PARA PREVENIR A DEPRESSÃO
A depressão é uma das complicações do diabetes que frequentemente ignoramos.
A pressão de ter que mudar várias coisas na rotina diária pode gerar uma grande ansiedade e insegurança. SOLUÇÃO PSICOLÓGICA
Aprender a controlar a pressão e o estresse é o remédio natural mais importante que vai ajudar a prevenir a depressão. Se isolar não é o caminho.
Lembre-se que sua saúde mental deve estar entre suas prioridades e que muita gente sempre estará disponível para lhe ajudar a superar os primeiros obstáculos para que possa desfrutar da vida, mesmo com diabetes.
CADA VEZ QUE ESTIVER ESTRESSADO VOCÊ PODE:
- Conversar com seus familiares e amigos.
- Relaxar com seus hobbies.
- Falar com o médico que está acompanhando seu tratamento.
- Dizer não às drogas, outras substâncias tóxicas e ainda aos hábitos que sejam prejudiciais.
;
A RELAXAÇÃO MENTAL PARA VENCER O MEDO
É comum após o diagnóstico a rejeição da realidade, não querer acreditar que tem esta doença crônica (que não tem cura) e o medo às perspectivas do futuro.
Nestes casos, o que se deve fazer é procurar informação para aceitar a realidade, aprender sobre o diabetes e continuar vivendo feliz.SOLUÇÃO PSICOLÓGICA
Não há dúvida de que o medo e rejeição aparecerão quando você descobrir que tem diabetes.
É normal e acontece com todo mundo. O que se deve fazer é procurar informação para não ter medo, aprender a aceitar a realidade e continuar vivendo feliz com diabetes.
CADA VEZ QUE TENHA ESTRESSE PODE:
- Fazer yoga, meditação, tomar um chá.
- Equilibrar o trabalho e a vida pessoal
- Explorar coisas novas, procurar o sentido da vida
- Formar parte de grupos ou comunidades para compartir seus sentimentos
Referências:
1. Como as pessoas com diabetes podem cuidar da sua saúde mental neste período? – Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em:
https://diabetes.org.br/covid-19/como-as-pessoas-com-diabetes-podem-cuidar-da-sua-saude-mental-neste-periodo/ | Acesso em 27 de julho de 2023.
2. Depressão e adesão ao tratamento no Diabetes Mellitus tipo 2, Revista Médica de Minas Gerais. Disponível em: https://rmmg.org/artigo/detalhes/2698 | Acesso em 27 de julho de 2023.