Entenda melhor a Hipertensão Arterial (Pressão Alta)

Hipertensão (popularmente chamada de pressão alta) é uma doença crônica caracterizada pelo aumento persistente da pressão do sangue nos vasos

O que é a hipertensão e quais são seus sintomas?

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença que se apresenta quando a pressão arterial é constantemente alta (maior que 140/90 mmHg). Os fatores de risco, são aspectos que podem influenciar no aparecimento da doença. Para a hipertensão temos: idade, estresse, alta ingestão de sal, genética, sobrepeso, sedentarismo, entre outros.

01

Como age o meu medicamento?

Os medicamentos voltados para o tratamento da hipertensão possuem como papel principal manter a pressão arterial controlada de maneira estável, durante as 24h do dia. Existem diferentes classes de medicamentos, entre elas os diuréticos e inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que atuam em diferentes pontos do organismo, promovendo a diminuição da pressão sanguínea nas artérias para que a meta pressórica estabelecida junto ao seu médico seja alcançada.

02

Por que é tão importante tomar sempre meu medicamento?

Seguir o tratamento medicamentoso, prescrito pelo seu médico, é essencial para que sua pressão arterial seja controlada e alcance a meta estabelecida junto ao seu médico. Alguns hábitos como criar alarme no celular com o horário de tomar o remédio ou colar em algum lugar a vista um lembrete podem ajudar a manter o seguimento do tratamento em dia. Qualquer dúvida sobre seu tratamento, ou novo sintoma, não interrompa o tratamento e consulte seu médico.

03

Referências:
1- Poulter N et al. Hypertension. Lancet. 2015; 386:801-812
2- Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. ArqBrasCardiol. 2021; 116 (3): 516-658.
3- Bula do medicamento Acertalix™
4-PUCCI, Nicole et al. Knowledge about systemic hypertension and compliance with antihypertensive treatment among elderly patients.
5-DE GUSMÃO, Josiane Lima; MION JR, Décio. Adesão ao tratamento–conceitos. Rev Bras Hipertens vol, v. 13, n. 1, p. 23-25, 2006