A importância do medicamento no tratamento da diabetes do tipo 2 (DM2)

Diabetes mellitus, é uma condição crônica que ocorre quando há níveis elevados de açúcar EM nosso organismo. No caso do diabetes do tipo 2 o corpo possui dificuldade em responder ou em produzir insulina, um hormônio responsável em ajudar a entrada da glicose nas células, causando um quadro chamado de “resistência à insulina”. (IDF)

Por que o médico me receitou um medicamento para tratar o diabetes do tipo 2?

Os medicamentos voltados para o tratamento da diabetes do tipo 2 possuem o papel de manter os níveis de glicose dentro dos normais. Eles podem agir estimulando a produção de insulina ou ajudando na entrada da glicose nas células, evitando os níveis elevados de glicose no sangue, também chamado de hiperglicemia. (SBD)

Mas por que tenho que controlar os níveis de glicose?

Os níveis elevados de glicose podem causar problemas futuros nos rins, no coração, nós pés, na saúde dos dentes e nos olhos, podendo levar a cegueira. (IDF)

Devo tomar somente o medicamento?

Não, o tratamento da DM2 envolve também mudança e vida para hábitos como, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. (SBD e IDF)

 

No caso de dúvidas com seu tratamento converse com seu médico e/ou equipe de saúde e lembre-se o tratamento da DM2 é multifatorial.

 

Referências

  1. FEDERATION, Internation Diabetes. IDF diabetes atlas ninth. Dunia: IDF, 2019.
  2. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes. São Paulo: CLANNAD, 2019-2020.